Skip to content

Sem documento e querendo viajar

E vamos a parte 02 do Era Uma Vez…

Quando eu decidi vir para cá, foi quando começaram duas sagas na minha vida: a da documentação e a de contar para algumas pessoas sobre esses planos, afinal a grande maioria descobriu quando eu já estava aqui.

Como cheguei em Edinburgh sem documento

Mas nesse post, para não ser longo, só vou contar dos documentos mesmos.

Como eu comentei no post anterior, nem RG eu tinha. Perdi no Carnaval (saudades talvez), e como logo depois entramos em quarentena, eu pensei: “não estou saindo de casa, por que fazer?!”

O que eu não esperava é ter que fazer o passaporte no meio de uma pandemia, e para isso, precisar dele!

Detalhe: o RG é mais demorado, ou pelo menos no período que eu fiz, que o passaporte. Acredito que isso pode variar de tempos em tempos.

Vou contar a minha saga da documentação, mas antes tenho que falar que todos da minha família (que moravam comigo e o Pedro) achavam que eu não ia conseguir ter todos os documentos em mãos antes de Novembro. e se você viu o post anterior, eu cheguei aqui no dia 08/10/20.

Então agendei o RG para a semana seguinte, que era a semana do dia 01 de setembro, e entrei com o pedido de passaporte. O problema? Eu não tinha dinheiro, estava esperando os pagamentos das clientes (na época estava sem reserva), já vou deixar aqui que o valor para fazer o passaporte é de R$250,00.

Passaporte - Documento Viagem

Depois de 1 semana, eu paguei o boleto querido, mas demorou 4 dias para dar baixa (o que para mim pareceu uma eternidade), assim que consegui, agendei para a semana seguinte e fui na coragem fazer meu passaporte sem meu RG.

No dia de fazer o passaporte tive a maior cara de pau. Eu fui com a minha carteira de trabalho de 2008, quando tinha 18 anos e era praticamente outra pessoa. Mas levei a entrada do pedido do RG, para ver se convencia a Polícia Federal, e digo que quase não consegui. Dei sorte que a mulher estava de bom humor e só falou: “Para retirar você precisa estar com o RG novo na mão”.

Meu passaporte ficou pronto no dia 17/09/2020, menos de 1 mês de quando comecei essa parte da viagem, e meu RG só ficou pronto no dia 22/09, que foi o dia que busquei os dois documentos.

E, finalmente, a parte 1 burocrática estava pronta!

Depois disso compramos a passagem, e começou toda a parte burocratica de viajar em meio a uma pandemia.

Vou contar sobre a compra da passagem, documentação sobre o Covid, como foi vir e o visto, no próximo post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.