Skip to content

Onde comer em Munique? Dicas baseadas nos hábitos locais!

Olá! Eu sou a Carol do kleincarolina.com e hoje estou assumindo o controle do Um Projeto para mostrar um pouco para vocês sobre a cultura e culinária do país que eu moro, a Alemanha. Vivo em Munique desde 2017 e compartilho nas redes sociais sobre as minhas experiências aqui, assim como dou dicas para quem quer morar aqui e também falo sobre minhas aventuras viajando por esse mundão. Para me encontrar é só clicar nos links abaixo:

Blog Klein Carolina

YouTube

Instagram

Espero que vocês gostem das dicas de hoje e que logo possam vir visitar a Alemanha!

E se você pudesse experimentar a culinária alemã sem precisar gastar centenas de euros durante a sua viagem? 

Na Alemanha, infelizmente, provar da gastronomia local nos restaurantes acaba sendo mais caro do que comer comida vietnamita, chinesa, italiana, entre outras.

É válido aproveitar essa oportunidade de se deliciar com a culinária de vários lugares do mundo, mas eu vou deixar aqui algumas dicas caso você queira mergulhar na cultura do país e, principalmente, vivenciar o estilo de vida alemão.

A minha percepção do cardápio do dia a dia do alemão, pelos meus últimos anos morando no país, é que durante a semana as refeições são mais leves, algo que para nós brasileiros poderia ser chamado de lanche.

Para o jantar é comum na Alemanha que se coma o Kaffee und Kuchen, café e bolo em português, aquela mesa de café da tarde, com pão, patês, queijo, etc.

Já nos finais de semana é mais normal tomar um brunch – da palavra inglesa breakfast, café da manhã, fundida com lunch, almoço também em inglês. A refeição é feita tarde pela manhã e é bem caprichada, de forma que eles se sentem à mesa de novo somente no jantar. As refeições do final de semana são maiores e mais gordurosas (e regadas a cerveja, por que não?).

No Brasil, nossos hábitos alimentares são marcados pela extensa variedade nos pratos e pela frequência com que comemos. Café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar e às vezes mais uma coisinha na ceia. Por isso, considero uma cultura bem diferente da outra! Concordam?

É pensando em toda essa dinâmica cultural das refeições aqui da Alemanha, que vou sugerir alguns lugares para você comer bem em estilo alemão durante sua viagem pelo país, aproveitando não só a gastronomia local, mas também absorvendo um pouco dos costumes locais. Assim você pode fazer suas refeições nos lugares e da maneira que os alemães fazem no dia a dia deles.

Vinzenzmurr

Vinzenzmurr Munique

A Vinzenzmurr é uma rede de açougues aqui mesmo de Munique, com mais de 200 filiais no sul da Alemanha.

Além de comprar suas carnes e linguiças por lá, muitos alemães costumam buscar seu almoço no dia a dia no Vinzenzmurr. O local oferece um buffet de saladas diversas (maravilhosooooo, amo!) e é possível pedir no balcão por pedaços de carne, como os tradicionais joelho de porco – o Schweinshaxe -, ou o meio frango – halbes Hendl -. Esse último, inclusive, um prato clássico da Oktoberfest!

No dia a dia, o prato preferido dos alemães no Vinzenzmurr é o Leberkäse. Um Leberkäse é bolo de carne temperada que pode ser até recheado, normalmente com queijo. Se você pede um Leberkäse, receberá uma fatia dele recheando um pão francês redondo, chamado aqui de Semmel. Se você quiser a experiência alemã completa, peça com mostarda. 

Viktualienmarkt

Viktualienmarkt Munique

O Viktualienmarkt nada mais é do que o Mercado Público a céu aberto de Munique, sendo Markt mercado em alemão e Viktualien uma palavra do latim antiga para alimentos.

São 200 anos de história em mais de 140 barracas que vendem desde frutas, verduras e temperos, até flores, souvenirs, comidas e bebidas.

Ali também está o biergarten mais central de Munique, onde moradores e turistas se misturam para comer ou beber um canecão de cerveja. Para sentar-se ali com eles é só comprar a cerveja ali do local, a comida você pode trazer de outro lugar ou escolher entre as inúmeras opções vendidas nas próprias barraquinhas do Viktualienmarkt.

Aqui vão as minhas sugestões de estandes para você visitar e experimentar por lá:

– Schlemmermeyer

Esse açougue e delicatéssen vende várias opções de comidas, como quiches, queijos, carnes já preparadas, linguiças na baguete e acompanhamentos. Não há a opção de prato feito como estamos acostumados no Brasil, mas se você gostou da aparência de alguma carne é só pedir uma fatia e solicitar qual acompanhamento você deseja: chucrute, salada de batatas, batata frita.

Ali eu recomendo experimentar as linguiças Bratwurst com baguete. Para as mais escuras e avermelhadas condimente com mostarda amarela e para as mais claras com a mostarda escura, mais docinha. 

Se você não terá a oportunidade de ir a Berlim, ali também é um bom lugar em Munique para provar as Currywurst. Comida de rua típica da capital alemã que consiste em fatias de linguiça bem temperadas acompanhadas de batata frita.

Currywurst Munique

– Kleiner Ochsenbrater

Esse local vende uma boa oferta de comidas típicas alemãs feitas com produtos orgânicos e da região, inclusive a cerveja! O Kleiner Ochsenbrater é um restaurante familiar que oferece pratos típicos com carne e acompanhamento por preços difíceis de encontrar em outros restaurantes em Munique. 

A recomendação é experimentar o prato que dá nome ao restaurante, o filé de Ochsen (carne de um tipo de gado), seja no pão ou acompanhado com batatas. 

– Münchner Suppenküche

Uma das barracas mais movimentadas e mais bem avaliadas do Mercado, a Münchner Suppenküche tem uma oferta variada e deliciosa de sopas. Ali você vê muitos locais pegando seu almoço durante a rotina mais agitada nos dias de semana e comendo com os amigos mais informalmente nos finais de semana.

Padarias

padarias alemãs

Outra forma de experimentar a culinária local sentindo-se um morador de Munique é indo às padarias. Na rotina de trabalho, é bem comum que os alemães não façam um grande almoço, mas que comam algo rápido como uma salada ou um sanduíche.

Além disso, são inúmeras padarias espalhadas pela cidade, todas elas de excelente qualidade e você vai gastar menos para experimentar várias delícias alemãs do que se fosse comer em um restaurante! 

E não dá para visitar Munique sem experimentar um Brezel, certo? Se eu puder dar uma dica, peça o Schnittlauchbrezel, um pretzel com manteiga e cebolinha verde, o meu preferido. Outras opções gostosas são simplesmente o com manteiga (Butterbrezel) e o Pfefferbrezel (pretzel com pimenta).

Os doces também são maravilhosos, mas tenha em mente que, na Alemanha, eles não são tão doces quanto no Brasil. O tipo e a quantidade de açúcar aqui é outra e alguns doces podem parecer até sem gosto para nós brasileiros.

doce padaria alemã

Minhas sugestões são a torta de queijo (Käsekuchen); o Krapfen, que é como se fosse o nosso sonho, com uma variedade enorme de sabores, sendo o tradicional com recheio de geleia de damasco; e os doces de maçã, que eu sempre acho deliciosos, seja em formato de bolo ou de folheados, como a Apfeltasche.

Tem um vídeo lá no meu canal do YouTube mostrando todas essas delícias, assim você já pode ver como cada uma delas parece apetitosa!

Alguns nomes de padaria para você não passar por alguma sem perceber são: Rischart, Wimmer, Hofpfisterei.

Barracas de Döner

barracas de döner

Conhecido como Shawarma no Brasil, esse é um lanche que faz parte do cotidiano dos alemães de todo o país… mas espera aí! Shawarma não é turco? Pois é, existem muitos imigrantes e descendentes de imigrantes turcos na Alemanha e o Döner, como é conhecido na Europa, já é considerado quase tão alemão quanto turco por aqui. Inclusive, muitos dizem que foi um imigrante turco que inventou o Döner em Berlim, ou seja, o lanche seria originalmente alemão!

O Döner trata-se de um sanduíche de pão sírio fatiado com pedaços do Shawarma, a mistura de diversos tipos de carne temperada e colocada em camadas de fatias finas no espeto. Além disso, é recheado com saladas e molhos e você pode pedir apimentado ou não.

döner alemanha

Outra opção é o Dürum, um lanche com o mesmo recheio que um döner, mas enrolado em um wrap. Para os vegetarianos, sugiro o falafel dürum. A opção vegetariana substitui a carne por bolinhas de falafel. É delicioso!

Recomendo dois lugares para você experimentar esse lanche turco-alemão, bem próximos aos pontos turísticos, no centro: o Mustafa’s, perto da Karlsplatz, e o Türkitch, na região das Pinacotecas. Ambos oferecem os melhores döner de Munique, segundo os moradores e críticos gastronômicos da cidade!

Com essas dicas você consegue se alimentar bem, experimentar a culinária local, vivenciar um pouco da rotina alemã e ainda gastar menos do que comer em restaurantes todos os dias. Maravilha, né? 

Quando vier para Munique, tenta usar algumas dessas dicas e depois volta aqui para me contar qual você gostou mais.

onde comer em munique dicas locais

2 Comentários

  1. Ameeeei as fotos de comida do post! Já me deu fome <3

    • Cyndria Martins Cyndria Martins

      Preciso renovar elas hahahaha mas obrigada! E eu amei o post inteiro, né? Contando os dias pra experimentar tudo! <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.